LUANDA CARTOON - XI Edição do Festival Internacional de Banda Desenhada
LUANDA CARTOON - XI Edição do Festival Internacional de Banda Desenhada começa na sexta-feira.
O Centro Cultural Português – Camões vai receber esta sexta-feira a inauguração da XI Edição do Festival Internacional de Banda Desenhada, designado “Luanda Cartoon”.
A abertura tem data marcada para as 18 horas e conta com uma sessão de autógrafos com Altino Chindele. Até ao dia 30 de agosto vão ser várias as atividades que preenchem o cartaz da iniciativa. Desde workshops a sessões explicativas, passando por Ciclos de Cinema Animados, são muitos os motivos de interesse para quem marcar presença no Centro Cultural Português.
Resultado de uma parceria iniciada em 2003, entre o Estúdio Lindomar e o Centro Camões, a iniciativa, à semelhança de anos interiores, vai contar com a apresentação de uma exposição de caricatura e banda desenhada, uma exibição de cinema de animação em 2D e 3D, workshops dirigidos a profissionais e amadores e o lançamento da IV Edição do Projeto “A Banda Desenhada na Língua Portuguesa”.
A XI Edição do Luanda Cartoon vai contar com a presença de 24 artistas, entre os quais nove estrangeiros.
No quadro do evento tem vindo a consolidar-se uma parceria entre artistas angolanos e portugueses, com presença regular de artistas angolanos no Festival Amadora Cartoon e de artistas portugueses no Festival Luanda Cartoon. Nesta edição, participará o cartoonista português Nuno Saraiva, que se desloca expressamente a Luanda para o efeito.
O Luanda Cartoon foi criado em 2003 pela dupla de irmãos cartoonistas Lindomar de Sousa e Olímpio de Sousa. Desde então, foi ganhando escala e aumentando a qualidade, até atingir uma dimensão internacional, em 2010.
Atualmente, o Luanda Cartoon é o único no género em Angola e é um dos mais importantes eventos de banda desenhada a nível da África Austral e o maior a nível dos PALOP.