Empresas portuguesas sem estratégia definida para o mobile
O crescimento dos dispositivos móveis está a potenciar a exploração de um mercado publicitário de grande alcance e intimidade do utilizador.
A utilização de smartphones e tablets cresce exponencialmente, mas a maior parte das organizações continua a ignorar o potencial do mobile. Em Portugal, 68% das empresas não têm uma estratégia definida na área do mobile marketing. Apenas 32% das 130 empresas inquiridas num estudo realizado pela ACEPI em parceria com a Karma, em 2012, responderam ter um plano estabelecido para o seu investimento em marketing móvel.
As empresas com uma estratégia implementada têm resultados 81% acima daquelas que não têm qualquer plano definido neste sentido, referiu Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, durante a apresentação dos dados, esta manhã no evento Mobile Forum Portugal 2013.
Do total do orçamento reservado ao marketing, 15%, em média, está a ser direcionado para o marketing digital. O investimento em marketing digital está centrado, em primeiro lugar, no website (31%) e nas redes sociais (18%). Só 5% está a ser direcionado para o mobile.
"Uma das primeiras coisas que fazemos quando acordamos, senão a primeira, e uma das últimas coisas que fazemos antes de nos deitarmos é pegar no telemóvel. Isto mostra que as empresas estão a perder uma oportunidade verdadeiramente extraordinária ao não fazerem mobile marketing", sublinhou Alexandre Nilo Fonseca.
O estudo mostra também que as empresas ainda continuam a investir no marketing digital pela lógica da comunicação ou da notoriedade e não pela lógica comercial.
O SMS e o MMS são os "formatos" mais utilizados por quem faz mobile marketing.
Embora os números relativos a 2012 não tenham sido muito positivos, 70% das empresas inquiridas revelou que pretende investir em mobile marketing ao longo deste ano.
Igualmente presente no Mobile Forum Portugal, Robbie Douek da Google também deixou alguns dados sobre a realidade mobile portuguesa. Segundo o Head of Mobile Product Solutions SEEMEA da gigante da Internet, Portugal tem registado uma taxa de crescimento anual de 158% nas pesquisas móveis.
Por outro lado, apenas 30% dos clientes da Google em Portugal têm sites optimizados para acesso à Internet a partir de dispositivos móveis.
http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/empresas_portuguesas_sem_estrategia_definida_1325510.html
As empresas com uma estratégia implementada têm resultados 81% acima daquelas que não têm qualquer plano definido neste sentido, referiu Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, durante a apresentação dos dados, esta manhã no evento Mobile Forum Portugal 2013.
Do total do orçamento reservado ao marketing, 15%, em média, está a ser direcionado para o marketing digital. O investimento em marketing digital está centrado, em primeiro lugar, no website (31%) e nas redes sociais (18%). Só 5% está a ser direcionado para o mobile.
"Uma das primeiras coisas que fazemos quando acordamos, senão a primeira, e uma das últimas coisas que fazemos antes de nos deitarmos é pegar no telemóvel. Isto mostra que as empresas estão a perder uma oportunidade verdadeiramente extraordinária ao não fazerem mobile marketing", sublinhou Alexandre Nilo Fonseca.
O estudo mostra também que as empresas ainda continuam a investir no marketing digital pela lógica da comunicação ou da notoriedade e não pela lógica comercial.
O SMS e o MMS são os "formatos" mais utilizados por quem faz mobile marketing.
Embora os números relativos a 2012 não tenham sido muito positivos, 70% das empresas inquiridas revelou que pretende investir em mobile marketing ao longo deste ano.
Igualmente presente no Mobile Forum Portugal, Robbie Douek da Google também deixou alguns dados sobre a realidade mobile portuguesa. Segundo o Head of Mobile Product Solutions SEEMEA da gigante da Internet, Portugal tem registado uma taxa de crescimento anual de 158% nas pesquisas móveis.
Por outro lado, apenas 30% dos clientes da Google em Portugal têm sites optimizados para acesso à Internet a partir de dispositivos móveis.
http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/empresas_portuguesas_sem_estrategia_definida_1325510.html